Este trabalho tem como finalidade apresentar características de um novo tipo de mercadoria que surge na pós-modernidade: O ato de consumir.
Hoje vemos comerciais e anúncios que te induzem a comprar, pelo desejo de possuir algo. Esses anúncios fazem com que as pessoas pensem que realmente necessitam daquilo que esta sendo exposto, como se fosse vital, ou como se sem aquilo, você estivesse imcompleto e não pudesse se sentir feliz e realizado.
Propagandas mostram pessoas felizes, sorridentes, indo comprar o produto que tanto almeja, e o recado é bem claro: se você quer se sentir assim, você precisa desse produto. Vem correndo comprar o seu!
O mercado está em constante mudança, aquilo que era novidade a algumas semanas atras, hoje já foi substituído por algo mais moderno e tecnológico. E assim a necessidade muda tambem. Assim pensamos que não fazemos parte de algo, se não estivermos atualizados.
Existe um ritual de compra, desde entrar na loja, ate chegar em casa com seu produto e finalmente concluir que ele agora pertence a você, e que se alcançou o objetivo.Primeiro, a necessidade deve ser imposta ao consumidor, atraves de propagandas na televisão, ou revistas, ou recomendado por pessoas próximas. A pessoa então planeja sua ida a loja, levando o dinheiro que separou para essa compra, chegando a loja, o vendedor faz com que a pessoa tenha certeza de que quer levar aquilo, por que se encaixa perfeitamente com seu estilo de vida e ainda oferece outro produto que possa ser util tambem, o que muitas vezes faz com que o cliente gaste mais do que esperava.
Geralmente as lojas possuem técnicas para segurar o cliente mais tempo na loja, assim fazendo com que ele gaste mais, a loja deve parecer um lugar confortável, com música ambiente e aroma agradável, para que a marca seja caracterizada e diferenciada, chamando a atenção do cliente.
Outra coisa que é um bom exemplo, são as celebridades que aparecem anunciando os produtos, pessoas que são usadas como modelos a serem copiados e seguidos pela sociedade, que são pessoas bem sucedidas e passam essa imagem, ressaltada pelo produto que "usa" e oferece, como shampoo, perfumes, roupas, etc. Mesmo que na maioria das vezes, essas celebridades nunca tenham realmente usado o produto para obter o resultado que vemos nas propagandas.
Exemplos:
Xuxa (hidratante monange)
Gisele Bundchen (Linha Pantene)
Ivete Sangalo (coloração Garnier Nutrisse)